Projeto Europeu PAFSE Prepara Estudantes para Carreiras em Áreas Científicas

Envolvendo nove entidades e financiado pelo Horizon 2020, o PAFSE promoveu a educação científica através de parcerias escolares e metodologias inovadoras

Foto de PAFSE, projeto europeu literacia em saúde CTEM

O PAFSE (Partnerships for Science Education), liderado pela ENSP NOVA, visa aumentar a literacia em saúde e motivar os estudantes a seguir carreiras nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM). Em três anos de execução, o projeto envolveu nove entidades e financiou-se em 1,46 milhões de euros pelo Horizon 2020.

O PAFSE é um projeto europeu de educação científica liderado por Portugal, cujo objetivo é reforçar a literacia em saúde, desmistificar mitos associados às áreas CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemáticas) e preparar estudantes para carreiras nessas áreas, com ênfase nas ciências da saúde.

O consórcio do projeto, composto por nove entidades, estabeleceu clusters de educação científica centrados em escolas secundárias. Estas parcerias incluíram universidades, centros de investigação, empresas e organizações da sociedade civil. Os alunos puderam interagir com profissionais de diversas áreas CTEM, conhecendo melhor os percursos académicos e as carreiras associadas.

“Em cada escola, os desafios de saúde pública foram abordados de forma multidisciplinar por equipas de professores de diversas disciplinas. No final, os alunos, sob mentoria dos professores, apresentaram publicamente as suas aprendizagens e evidências dos seus projetos, trazendo propostas e recomendações que beneficiam a saúde e bem-estar da comunidade”, explicou Carolina Santos, coordenadora do projeto e Professora na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

Uma das metodologias chave utilizadas foi a Aprendizagem Baseada em Projeto (PBL), que mostrou ser efetiva na educação CTEM. Os estudantes desenvolveram projetos científicos que promovem a saúde e previnem doenças na comunidade, explorando cenários de aprendizagem testados em 40 escolas e ampliados em 2024 através da formação de professores.

O PAFSE iniciou em setembro de 2021 e concluirá em agosto de 2024, financiado pelo Horizon 2020 Framework Programme da Comissão Europeia, com um orçamento de 1,46 milhões de euros. O projeto foi destacado no New European Bauhaus Festival em 2022 e na conferência de alto nível da European Research Agency em 2023, pelo seu caráter inovador e impacto societal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twelve − seven =