A Worldcoin Foundation lançou o projeto Worldcoin, uma iniciativa que pretende “democratizar o acesso à Economia da Era da Inteligência Artificial (IA)” gerando uma identidade descentralizada e fiável, capaz de distinguir os humanos da IA online.
Cofundada por Sam Altman, Alex Blania e Max Novendstern, o objetivo da Worldcoin Foundation é “criar instituições de Governança e de Economia Digital global mais inclusivas, justas e equitativas”. Com este projeto a organização pretende ajudar a atingir as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16, das Nações Unidas usando a tecnologia de blockchain.
“Através da sua tecnologia única, a Worldcoin tem como objetivo proporcionar a qualquer pessoa no mundo, independentemente da origem, geografia ou rendimento, o acesso à crescente economia digital e global de uma forma descentralizada e que preserve a privacidade. Estes objetivos ao nível do protocolo alinham-se estreitamente com os nossos para a World App”, disse o cofundador do projeto Worldcoin e CEO da TFH, Alex Blania, em Berlim, Alemanha.
Um dos elementos que limitam o acesso a esta nova economia digital é a falta de uma identificação que possa ser digitalmente verificável. Estima-se que 4,4 mil milhões de pessoas em todo o mundo não tenham uma identidade legal e digitalmente verificável. Como resultado, a participação na economia global e o acesso a serviços como ajudas governamentais, serviços financeiros e cuidados de saúde são drasticamente limitados.
“Na era da IA, a necessidade de prova de humanidade não é mais um tópico de debate sério; em vez disso, a questão crítica é se as soluções de prova de humanidade que temos podem ou não priorizar a privacidade, descentralizar e incluir ao máximo “, sublinhou Alex Blania.
A solução desenvolvida por Sam Altman, Alex Blania e Max Novendstern permite gerar uma identidade descentralizada e fiável, para distinguir os humanos de máquinas de IA online, preservando a privacidade, permitindo processos democráticos globais e, eventualmente, fornecendo um caminho potencial para o rendimento básico universal (RBU) financiado pela IA.
O protocolo Worldcoin foi concebido como uma rede financeira para desbloquear e distribuir de forma equitativa as implicações económicas potencialmente maciças da IA. Se for bem-sucedido, o projeto poderá aumentar drasticamente as oportunidades económicas, expandir uma abordagem.
Depois de concluírem a migração do protocolo para a OP Mainnet, os fundadores anunciam o lançamento do token Worldcoin (WLD) para os milhões de pessoas que participaram na versão beta, passando o WLD a ser transacionável na blockchain. Além disso, a empresa de tecnologia Tools for Humanity (TFH), construída na rede Worldcoin, também apresentou uma nova versão do World App, a primeira carteira compatível com o protocolo que atualmente permite que as pessoas reservem a sua parte da moeda digital WLD, onde é permitido por lei.
Os fundadores anunciaram ainda planos para expandir as operações para mais de 35 cidades em 20 países em todo o mundo e lançar o World ID SDK, uma certificação de identidade única que prova que a pessoa com quem estamos a interagir online é um humano e não uma máquina de Inteligência Artificial.