Proteger a Saúde Oral Durante o Período de Trabalho

Cuidados essenciais para proteger a saúde oral no regresso ao trabalho, combatendo o stress e hábitos prejudiciais.

Foto de Karl Yukav em Freepik

Com a chegada de setembro, o regresso ao trabalho é marcado por uma intensificação das rotinas e um aumento do volume de tarefas, o que pode ter implicações para a saúde oral. Isabel Silva, Higienista Oral na MALO CLINIC Lisboa, explica que “o aumento do stress com o regresso ao trabalho pode ter várias repercussões na saúde oral e geral dos profissionais”. Este período pode levar a hábitos prejudiciais como o consumo excessivo de café, que além de causar manchas nos dentes, pode provocar mau hálito e desgaste do esmalte.

A especialista também alerta para o impacto de comportamentos como roer as unhas ou objetos, algo que muitos fazem inconscientemente em momentos de ansiedade. Estes hábitos não apenas desgastam os dentes, como aumentam o risco de infeções devido à transferência de bactérias das mãos para a boca. “Para evitar este comportamento, devem ser identificados os gatilhos que estão a espoletar este comportamento”, sugere Isabel Silva.

Outro fator relevante é a postura no trabalho, já que passar longas horas sentado em frente ao computador pode causar tensão na mandíbula e no pescoço, aumentando o risco de problemas como o bruxismo. Além disso, a especialista aconselha a manter uma correta hidratação e a optar por snacks saudáveis para evitar o risco de cáries e problemas gengivais.

Manter uma escova e pasta de dentes no escritório permite que, mesmo durante um dia agitado, seja possível realizar uma higiene oral adequada após as refeições. Essas pequenas práticas diárias são fundamentais para garantir uma rentrée sem complicações de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twenty − 10 =