Protocol Labs e Faber juntam-se em programa de aceleração e hackathon para Web3

Equipa da Faber, em Lisboa
Equipa da Faber, em Lisboa

A Protocol Labs e a Faber vão lançar um hackathon e programa de aceleração em Web3. O Faber Web3 Hackathon vai decorrer entre fevereiro e março, com mais de 75.000 euros em prémios. Já o programa de aceleração Filecoin Faber Accelerator vai decorrer entre abril e julho e conta com o compromisso de investimento de, pelo menos, um total de €800.000 entre as equipas participantes.

A parceria combina a experiência da Faber, como sociedade de capital de risco de empresas deep tech em fase inicial, com a experiência da Protocol Labs em Web3 para ajudar os empreendedores a criar os alicerces de novas empresas de sucesso numa web descentralizada.

“Uma nova geração de empreendedores está a construir um conjunto de novos protocolos descentralizado, ferramentas e algoritmos para enfrentar os difíceis desafios de eficiência, escalabilidade, segurança, privacidade ou operações transversais, bem como nos serviços e aplicações distribuídas de Finanças Descentralizadas (DeFi) ou NFTs. A Faber orgulha-se de fazer uma parceria com a Protocol Labs, que já é uma força motriz por trás do movimento Web3, no apoio a estas equipas”, diz Alexandre Barbosa, Managing Partner da Faber.

As candidaturas para o hackathon serão abertas no próximo dia 24 de janeiro

Para Colin Evran, Ecosystem Lead da Protocol Labs, “Estamos orgulhosos em fazer uma parceria com a Faber para impulsionar ainda mais a comunidade de empreendedores da Europa que está a criar a próxima geração de empresas orientadas pela Web3. O número de aplicações de alta qualidade criadas através de Filecoin cresceu num rácio de 8x em 2021, atingindo milhões de utilizadores e acelerando a transição da Web2 para Web3. Com a ajuda da programação, mentoria e rede de contactos, iremos ajudar ainda mais os developers e os empreendedores a criar com sucesso negócios com tecnologia Web3”.

O Faber Web3 Hackathon decorrerá entre fevereiro e março deste ano e inclui dois dias de palestras e workshops que permitirão colocar todas as equipas a par das tecnologias e frameworks mais relevantes e atualizados para a construção de um projeto Web3.

A Faber e a Protocol Labs procuram equipas talentosas que trabalhem em área técnicas, como criptografia, tecnologias blockchain ou sistemas distribuídos para construir novos protocolos, ferramentas, serviços de infraestrutura ou aplicações que possam impulsionar casos de utilização da Web3.

As candidaturas para o hackathon serão abertas no próximo dia 24 de janeiro e a Protocol Labs irá patrocinar pelo menos 75.000 euros em prémios a serem distribuídos entre os projetos submetidos, com mais detalhes sobre como se candidatar a serem revelados nos próximos dias.

Já o programa de aceleração Filecoin Faber Accelerator arranca em abril e irá ter uma duração de três meses para 10 equipas com acesso a um programa criado para maximizar as suas hipóteses de sucesso. A Faber e a Protocol Labs vão apoiar e acelerar as equipas que utilizem o Filecoin e o IPFS para construir empresas inovadoras de blockchain em múltiplos casos de negócios e tecnologias Web3.

o programa de aceleração Filecoin Faber Accelerator arranca em abril

O programa tem como objetivo ajudar as equipas pré-seed a criar e desenvolver os seus negócios, com apoio técnico, financeiro e operacional da Faber e Protocol Labs, juntamente com especialistas de topo em áreas como DeFi, tokenomics, contratos inteligentes, governação, NFTs, UI, etc.

Cada equipa selecionada também receberá pelo menos 80.000€ de investimento pré-seed diretamente da Faber e Protocol Labs, sendo que durante o programa terão múltiplas oportunidades de fazer pitch e receber orientação de algumas das principais firmas de venture capital no espaço Web3.

A Protocol Labs é um laboratório de investigação, desenvolvimento e implementação de código aberto, que criou vários projetos de referência Web3 como Filecoin e IPFS, e colabora com uma comunidade seleta de parceiros como a Outlier Ventures (Reino Unido), a Longhash Ventures (Ásia) ou a Techstars (Estados Unidos).

Baseada em Portugal, a Faber aproveitará a sua experiência como um dos patrocinadores iniciais de fundadores de IA/data-driven para trabalhar com a Protocol Labs no apoio à, criação, lançamento e aceleração de novas empresas que trabalhem com tecnologia blockchain na Europa Continental – no cerne desta parceria estão um hackathon virtual e um programa de aceleração remoto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

13 − 11 =