Vivemos tempos organizacionais desafiantes, num contexto em constante mudança. Os colaboradores das Organizações têm de estar, cada vez mais, prontos para impulsionar a inovação que estes tempos exigem e a encontrar novas soluções para os complexos desafios que encontram. Torna-se vital, neste enquadramento e independentemente do setor de atividade, compreender a intersecção entre a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo.
É precisamente desta fusão criativa e intencional entre a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo que emerge o conceito InnoTechPreneurship. Mais do que uma aparente tendência ou moda, este conceito apresenta um significado muito relevante e oportuno, que permite dotar as Organizações de práticas e de pessoas que possam responder aos desafios que encontram ou até criar novas oportunidades. Estas pessoas são os InnoTechPreneurs!
E quem são estes InnoTechPreneurs? Podemos identificar alguns pontos que caracterizam o seu perfil e a sua abordagem:
- Apresentam e desenvolvem, continuamente, um mindset empreendedor e de crescimento, apostando em competências essenciais, como a criatividade, a liderança, a comunicação e o trabalho em equipa;
- Reconhecem o potencial do self-awareness individual, e também da liderança com propósito e inclusiva para equipas multidisciplinares;
- Analisam o contexto do mercado, identificando desafios e oportunidades de inovação;
- Exploram estratégias de cocriação, assentes em inteligência coletiva e em práticas de bioinspiração, para estimular a geração de ideias inovadoras;
- Têm conhecimentos sobre modelos e metodologias de criação, validação e implementação de ideias inovadoras;
- Desenvolvem uma abordagem centrada nos humanos, aplicando técnicas criativas na criação de valor para os diversos stakeholders (clientes, utilizadores e outros).
Será que se reviu nalguns destes pontos? Reconhece a importância desta abordagem na sua vida profissional, seja porque é um executivo numa Organização ou porque é um empreeendedor e gere o seu próprio negócio?
O InnoTechPreneur tem esta forma de estar: reconhece e estimula o potencial da criatividade (e de outras soft skills) para impulsionar a inovação e o crescimento dos negócios e das organizações.
As Organizações precisam de InnoTechPreneurs. E o InnoTechPreneurship é uma prática que deverá ser integrada no dia-a-dia das Organizações, pois só assim pode existir, de forma sustentada, este ponto de convergência criativa entre a Inovação, a Tecnologia e o Empreendedorismo.
Já se reconhece como um InnoTechPreneur? Ou aspira a vir a ser?