O setor das obras residenciais em Portugal continua a crescer, com a MELOM e Querido Mudei a Casa Obras (QMACO) a somarem 4.322 pedidos de remodelação no primeiro semestre de 2024, adjudicando um total de 25,3 milhões de euros. Lisboa destacou-se como o concelho com maior volume de adjudicações, superando os 16 milhões de euros, seguida de Loures, Cascais e Sintra.
Entre os principais pedidos, predominam as remodelações gerais em apartamentos familiares, especialmente nas áreas de cozinhas, salas e instalações sanitárias. A procura por projetos de melhoria na qualidade de vida, com foco no conforto e funcionalidade, tem aumentado, como destaca João Carvalho, cofundador da MELOM: “As pessoas procuram cada vez mais viver a casa de forma plena, recebendo amigos e familiares num espaço moderno e confortável.”
Os concelhos de Lisboa, Sintra, Porto e Loures totalizaram 2.312 pedidos de remodelação, resultando em 396 adjudicações, com um valor médio por obra de 35.623 euros. Lisboa lidera em volume de obras, com 196 adjudicações e 16,4 milhões de euros em intervenções, representando 27% do total registado pelas marcas.