O idealista lançou a sua primeira calculadora de remodelações, uma ferramenta que estima o potencial de valorização dos imóveis após intervenções de renovação. Com base numa análise do parque imobiliário português, o estudo revela que remodelações podem aumentar o valor de venda das casas até 30%, com variações entre regiões e tipologias.
A valorização pós-remodelação é mais acentuada em locais como Lisboa, Faro e Madeira, onde o potencial de aumento no valor do imóvel é significativo. Em média, um apartamento T1 pode valorizar-se em 26,3% após obras de renovação, enquanto para T3 a valorização ronda os 25%, e para T4 ou superiores atinge cerca de 20%. Em termos regionais, o Porto destaca-se com um aumento médio de 29,4% após remodelação, enquanto zonas como a Guarda apresentam uma valorização de cerca de 20%.
O estudo do idealista evidencia também que mais de 50% das casas em Portugal têm mais de 30 anos, o que intensifica a procura por obras de renovação. Grande parte das remodelações foca-se na eficiência energética, incluindo melhorias como o reforço do isolamento e a instalação de janelas modernas, muitas vezes com incentivos do governo para otimizar a eficiência energética dos imóveis.