Reveladas as Finalistas do “Prémio Inovação na Internacionalização COTEC-World Trade Center”

Primeira edição do prémio, com mais de 130 candidaturas, celebra empresas portuguesas que se destacam pela inovação e estratégias de expansão global.

Foto de Freepik

A COTEC Portugal e o World Trade Center Lisboa revelaram as 15 empresas finalistas do “Prémio Inovação na Internacionalização”, que distingue empresas de setores como a indústria transformadora e tecnologias de informação, pelo seu empenho em expandir internacionalmente com inovação. Este prémio, lançado pela primeira vez este ano, tem como objetivo destacar e promover as melhores práticas de internacionalização em Portugal.

Das 135 candidaturas, 56% foram de pequenas empresas, 31% de médias empresas, 9% de microempresas e 4% de Small MidCaps. A maioria das empresas exporta principalmente para mercados europeus (58%), enquanto 42% possuem uma presença global. Jorge Portugal, Diretor-Geral da COTEC, salientou o valor deste prémio ao afirmar que ele “vai revelar as empresas que adotam novos modos de internacionalização, seja nas ofertas diferenciadoras que trazem para o mercado… ou no modo de alargar a presença nos mercados onde atuam”.

As finalistas foram selecionadas segundo o bloco económico (Europa ou Global) e a dimensão da empresa. Na categoria Europa – Pequenas Empresas, destacam-se a Infinity Games (TI), Somengil e VentilAQUA (indústria transformadora). Já na categoria Europa – Médias Empresas, as finalistas incluem a EME Singular, SISCOG (TI) e Triangle’s (indústria transformadora).

Na categoria Global, entre as pequenas empresas finalistas estão a Cheto Corporation, Green Apple International Trading e Tecnocanto Tecnologia. Entre as médias empresas, foram selecionadas a Controlar e a Mecalbi, da indústria transformadora, e a Unbabel (TI). Na dimensão Small MidCap, as finalistas são a Colquímica, OLI Sistemas Sanitários e a Vizelpas Flexible Films.

O júri, composto por figuras influentes da inovação e economia, como Adolfo Mesquita Nunes (Pérez-Llorca), Cristina Rodrigues (Capgemini) e António Coutinho (EDP Inovação), avaliará os finalistas em critérios como taxa de crescimento internacional, volume de negócios de exportação, investimento em I&D e rentabilidade. Os vencedores de cada categoria serão anunciados na cerimónia de 2 de dezembro no World Trade Center Lisboa.

O grande vencedor da edição terá acesso ao Global Business Forum em 2025, em Marselha, evento que reunirá empresários e académicos para discutir temas prioritários da economia global. Luciano Montenegro Menezes, CEO do WTC Lisboa, reforça que o prémio é “um marco e destaque importante para o World Trade Center em Portugal”, consolidando o compromisso de promover a internacionalização das empresas portuguesas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

9 − 1 =