Quantos empreendedores tiveram ideias e soluções fantásticas mas que na realidade nunca tiveram um grande sucesso? A grande maioria na verdade. Esse resultado deve-se ao facto de a maioria das pessoas não fazerem uma análise prévia adequada que os ajude a perceber se a ideia de negócio que tiveram é realmente boa para que seja testada.
O sentimento de euforia quando se tem uma ideia de negócio é incrível, mas igualmente muito perigoso, pois pode afectar o discernimento necessário na avaliação da ideia. Não podemos esquecer que testar um negócio ou uma ideia requer dedicação, tempo e dinheiro, pelo que esta decisão de ‘Go’ ou ‘No Go’ é nevrálgica para o empreendedor nesta fase do seu eventual novo negócio.
Antes de lançar um novo negócio submeto-o sempre à minha ‘máquina da verdade’, que não é mais nem menos que uma checklist com um conjunto de perguntas ‘mágicas’.
Se existir uma resposta diferente de SIM num conjunto de 10 perguntas então fujo dessa ideia o mais rapidamente possível.
Para o leitor perceber como a máquina da verdade funciona vou dar um exemplo com uma das perguntas nela existente: ‘Esta ideia ou produto pode ser comprada facilmente por milhões de pessoas em todo o mundo?’ Se a resposta for SIM então passo para a próxima pergunta, no fundo tem uma estrutura parecida com o programa de televisão Quem Quer Ser Milionário mas sem a ajuda do telefone e com um prémio melhor, maximizar a hipótese de acertar num negócio de sucesso e evitar perder tempo e dinheiro com uma ideia menos boa.
Vou revelar neste artigo quais são as 10 perguntas mágicas que constituem a minha máquina da verdade de pré-avaliação de negócios de sucesso. Seja totalmente sincero, coloque as emoções de lado e responda assertivamente às 10 perguntas da checklist.
1. Esta ideia ou produto pode ser comprada facilmente por milhões de pessoas em todo o mundo?
2. O meu produto/serviço resolve um problema concreto e relevante?
3. Tem um valor baixo para as massas ou um valor acrescentado para clientes que pretendam status e exclusividade?
4. Vejo-me a desenvolver este negócio/ideia nos próximos 10 anos?
5. É o meu negócio/ideia único ou de difícil concorrência?
6. O meu negócio/ideia é de fácil compreensão e de fácil entendimento?
7.Todas as partes são beneficiadas ao comprar o meu produto ou serviço?
8. Consigo testar a ideia/negócio sem necessidade de um investidor inicial? (Trata-se de testar, não confundir com lançar).
9. Domino totalmente o produto ou serviço que quero lançar?
10. É um negócio legal em todo o mundo?
Qual foi o resultado?
Se respondeu SIM às 10 questões da checklist então não tenha dúvidas que a sua ideia tem grandes probabilidades de efetivamente ser uma grande ideia de negócio.
Está entusiasmado/a?! Lembre-se que isto é só o começo…
Bons negócios.