De 16 a 22 de novembro, em 157 países do mundo, 10 milhões de pessoas vão estar envolvidas em atividades, competições e eventos de networking projetados para ajudá-las a desenvolver o seu potencial criativo e inovador, com o objetivo de sensibilizar e promover o empreendedorismo como fonte de desenvolvimento e criação de emprego. Essas atividades em grande escala permitem conectar os participantes a potenciais colaboradores, mentores e até mesmo investidores, abrindo-lhes novas oportunidades.
A edição de 2015 é a oitava celebração anual da Semana Global de Empreendedorismo que este ano se foca na apresentação de ferramentas, recursos e conselhos para lançar novos negócios, especialmente no setor industrial, um dos mais importantes da economia portuguesa. Ao longo da semana, os organizadores do evento vão ajudar os empresários a desenvolver estratégias para escalar os seus projetos através de eventos que melhoram as conexões entre os business angels, investidores de capital de risco e investidores industriais.
Pelo segundo ano consecutivo a organização, a nível mundial, estabeleceu um dia dedicado à capacitação da Mulher Empreendedora, que se assinala no dia 19 de novembro. A Semana Global do Empreendedorismo também vai estar focada na juventude, procurando destacar as atividades inspiradoras da próxima geração de empreendedores e ajudá-los a adquirir e aperfeiçoar as habilidades necessárias para lançar e fazer crescer uma startup.
Outro objetivo do evento é a sensibilização dos formuladores de políticas para apoiar o desenvolvimento de empresários locais, garantindo que eles tenham acesso aos recursos necessários para ajudá-los a lançar startups. ‘À medida que mais países se voltam para os empresários para impulsionar a inovação e o crescimento econômico, eles precisam se concentrar no desenvolvimento de seus ecossistemas de inicialização local e nacional’, disse Jonathan Ortmans, presidente da Semana Global do Empreendedorismo, sublinhando que o evento ‘ajuda a fomentar uma cultura empresarial necessária para o crescimento sustentado’.
Lançada em 2008 pela Fundação Kauffman, a Semana Global de Empreendedorismo tem crescido rapidamente para incluir mais de 25.000 eventos em cerca de 160 países do mundo.