O Sevilla FC dá um passo revolucionário no mundo do futebol ao apresentar o Scout Advisor, uma inovadora ferramenta baseada na IA generativa watsonx da IBM. Desenvolvida em colaboração estreita entre o clube e a IBM, esta plataforma tem como objetivo aprimorar o processo de captação de jogadores, preenchendo a lacuna entre o scouting tradicional e a análise baseada em dados.
O departamento de dados do Sevilla FC trabalhou em conjunto com a equipa de Client Engineering da IBM para desenvolver o Scout Advisor sob a plataforma watsonx. Com esta ferramenta o clube vai explorar a sua base de dados de jogadores de forma mais eficiente, analisando dados quantitativos, como estatísticas de desempenho, e dados qualitativos não estruturados, incluindo relatórios de olheiros.
A solução utiliza o processamento de linguagem natural (PLN) para processar mais de 200 mil relatórios de olheiros, identificando padrões e características específicas dos jogadores. Os Large Language Models (LLMs) incorporados na ferramenta melhoram a precisão da identificação de jogadores, gerando listas de candidatos com base nos requisitos definidos pela equipa de olheiros.
O Scout Advisor surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na identificação de talentos no futebol. As decisões de recrutamento – frequentemente multimilionárias – envolvem um alto nível de incerteza, e a colaboração entre a IBM e o Sevilla FC procura modernizar esse processo. O uso da IA generativa visa superar as limitações do scouting tradicional, proporcionando ao clube uma vantagem competitiva na identificação eficiente de jogadores talentosos.
“A IA continua a mudar as regras do jogo para as empresas de muitos setores, que procuram modernizar as suas operações. Neste caso, mediante a produção de conhecimentos fiáveis e explicáveis que promovem os objetivos de um clube de futebol competitivo e, ao mesmo tempo, que transformam o trabalho de um olheiro de futebol”, salienta Ana Paula Assis, General Manager & Chairman, IBM EMEA.
José María del Nido Carrasco, presidente do Sevilla FC, expressa entusiasmo com a colaboração, destacando o potencial disruptivo do projeto. “Este ativo dá-nos uma vantagem significativa no processo de recrutamento de jogadores e permite-nos encontrar os melhores para a nossa equipa e continuar a melhorar o nosso desempenho em campo. Acreditamos que esta colaboração terá um impacto positivo não só no Sevilla FC, mas também na indústria desportiva como um todo”.