Beeta, snack de beterraba desenvolvido para atletas, recebe distinção da ANI pela sua inovação e sustentabilidade.
O prémio Born from Knowledge atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI) é uma iniciativa da BfK Awards, em parceria com o Prémio Ecotrophelia Portugal, promovido pela PortugalFoods. O reconhecimento pela ANI inclui a “Árvore do Conhecimento”, um prémio monetário de 1.000 euros e um voucher para a feira SIAL Paris em outubro de 2024.
O conceito premiado é um produto inovador, desenvolvido por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, que explora as propriedades benéficas da beterraba. Composto por ingredientes nacionais, o snack será comercializado no último trimestre de 2024.
Com um formato retangular, cor roxa e aspeto granulado, oferece um sabor frutado que complementa o sabor terroso da beterraba. Contém aproximadamente 400 mg de nitratos, substância que melhora o rendimento desportivo.
“Enquanto atleta e futuro nutricionista, sei o quanto a nutrição pode potenciar o desempenho desportivo. A Beeta nasce da necessidade de ter um produto com a dose certa de nitratos, uma formulação baseada na evidência, prática e saborosa, tudo isto a um preço acessível”, explica, João Cabral, um dos fundadores.
António Grilo, presidente da ANI, destaca: “Este prémio é um testemunho da capacidade de inovação e da excelência dos nossos jovens talentos. A Beeta é um exemplo inspirador de como a investigação e o desenvolvimento tecnológico podem criar produtos sustentáveis e benéficos para a saúde, inovando num mercado em expansão, tanto em Portugal como internacionalmente”.
Desde 2017, a ANI já premiou mais de 50 projetos e startups nascidos da investigação académica, muitos dos quais são símbolos da inovação nacional em Portugal e no estrangeiro.