Um estudo da Adyen, plataforma global de tecnologia financeira, revela que 48% da Geração Z em Portugal fez compras através das redes sociais no último ano, impulsionando significativamente o crescimento do social commerce. No geral, 40% dos consumidores portugueses utilizam as redes sociais para compras, com uma média de quatro transações mensais e um gasto médio de 81,27€ por transação.
O relatório, intitulado “Retail Report 2024“, destaca que o social commerce está a tornar-se um canal de vendas cada vez mais relevante. Entre as diferentes gerações, além da Geração Z, 43% dos Millennials, 40% da Geração X e 30% dos Baby Boomers também recorreram a estas plataformas para compras. O Facebook Marketplace é o mais popular entre todas as faixas etárias, enquanto o Instagram lidera entre a Geração Z. O TikTok, apesar de crescer em popularidade global, é o terceiro destino mais procurado em Portugal.
Juan José Llorente, Country Manager da Adyen para Espanha e Portugal, sublinha a importância de uma experiência de compra “phygital” (física e digital) completa. “O sucesso das empresas dependerá da ligação à tecnologia, adaptação ao mercado global e personalização da experiência do utilizador,” afirma Llorente. “É crucial ter um parceiro de pagamento que se adapte e melhore continuamente os resultados dos seus clientes.”
A Adyen atribui a crescente popularidade das compras nas redes sociais à melhoria dos algoritmos, que agora conseguem prever com maior precisão os interesses dos consumidores e converter essas previsões em compras. No entanto, 16% dos consumidores ainda evitam comprar através das redes sociais devido a preocupações com segurança e fraude.
Globalmente, apenas 22% das empresas utilizam o social commerce, mas 75% das que o fazem relatam um aumento significativo nas receitas, especialmente nos setores da moda de luxo, vestuário e acessórios, e saúde.