A Start Campus, empresa especializada no desenvolvimento de ecossistemas de energia 100% verde, anunciou uma parceria estratégica com a DE-CIX, a principal operadora mundial de Internet Exchange (IX), para expandir os serviços de interconexão de dados para Sines, Portugal. Esta colaboração representa um marco significativo para Sines, que está a caminho de se tornar o maior ecossistema de interligação neutra do planeta.
A DE-CIX, que abriga o maior ecossistema neutro de interconexão de operadoras e data centers em todo o mundo, está a estender a sua presença no Sul da Europa com um novo Ponto de Presença (PoP) no Projeto Sines da Start Campus, localizado a cerca de 100 km de Lisboa, Portugal. A Start Campus é conhecida por seu campus de data center hyperscaler totalmente sustentável, alimentado por energia renovável 24/7.
O Projeto Sines da Start Campus será o futuro local de um ponto de acesso para o DE-CIX Lisboa, com conectividade direta a outros IXs da DE-CIX no Sul da Europa, incluindo Madrid, Barcelona e Marselha. Quando os serviços estiverem plenamente operacionais em 2024, Sines tornar-se-á um hub de conectividade intercontinental fundamental, atuando como um importante ponto de troca de tráfego de dados entre a Europa, América do Norte, América do Sul e África. Sines desfruta de uma posição geográfica única no extremo sudoeste da Europa, tornando-se um local estratégico para fornecedores submarinos, incluindo a EllaLink, que planejam instalar sistemas de cabos submarinos interligando a Europa, América do Sul e África.
Fabiola Bordino, Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Marketing da Start Campus, destacou a importância desta parceria: “Estamos entusiasmados por dar as boas-vindas à DE-CIX na Start Campus e por oferecer aos nossos clientes uma solução IX líder da indústria que manterá o tráfego local, enquanto encaminha os dados de forma mais eficiente através do footprint interligado da DE-CIX, que abrange várias regiões metropolitanas, continentes e centenas de centros de dados.”
Theresa Bobis, Diretora Regional da DE-CIX para a Europa do Sul, acrescentou que “Sines está a tornar-se o lar de vários sistemas submarinos cruciais que interligam e servem o Sul da Europa, juntamente com uma maior proximidade e alcance de África e outros mercados europeus. A DE-CIX está entusiasmada por expandir a sua presença no Sul da Europa para Sines, fortalecendo a conectividade para Portugal e além.”
A DE-CIX opera em cerca de 50 mercados metropolitanos na Europa, África, América do Norte, Médio Oriente e Ásia, interligando milhares de operadoras de rede, provedores de serviços de Internet, fornecedores de conteúdo e redes empresariais de mais de 100 países. A Start Campus é pioneira no uso de localizações estratégicas para permitir a conectividade de gateway, com sistemas de arrefecimento de água do oceano, redes elétricas de alta tensão e cabos de fibra ótica internacionais de alta capacidade, prontos para canalizar o tráfego IX até o final de 2023. Esta parceria promete abrir novas oportunidades de interconexão de dados para a região e promover a sustentabilidade na indústria de data centers.