O StartUP Visa é um programa de acolhimento de empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo em Portugal, possibilitando a concessão de visto de residência ou autorização de residência para emigrantes empreendedores.
O programa destina-se a empreendedores estrangeiros, que queiram abrir uma empresa inovadora em Portugal ou trazer para cá projetos empresariais que já detenham nos seus países de origem.
Para aceder ao StartUp Visa e obter um visto ou autorização de residência os empreendedores precisam de demonstrar que pretendem desenvolver atividades de produção de bens ou serviços inovadores numa perspetiva de internacionalização e que os seus projetos ou empresas se focam em tecnologia e conhecimento, com perspetivas de desenvolvimento de produtos inovadores.
Também será necessário demonstrar o potencial para criação de emprego qualificado, para além dos empreendedores incluídos em candidatura. Os candidatos terão ainda de comprovar que têm capacidade para constituir a empresa e potencialidade para atingir, até cinco anos após o período de incubação, um volume de negócios superior a 325.000 euros/ano e/ou um valor de ativos superior a 325.000 euros/ano.
A avaliação das candidaturas é feita com base no grau de inovação, na escalabilidade do negócio, no potencial no mercado, na capacidade da equipa de gestão e no potencial de criação de emprego qualificado em Portugal.
As candidaturas ao StartUp Visa são apresentadas online, através da plataforma do IAPMEI. Embora o processo de inscrição seja simples, é necessário cumprir um conjunto de requisitos, pelo que é aconselhável consultar o Mini Guia de Apresentação de Candidatura antes de iniciar o processo de registo. As dúvidas no preenchimento são esclarecidas através de email (info@iapmei.pt) pelos técnicos do IAPMEI.
A idade mínima para inscrição no programa é de 18 anos mas não há limite superior de idade.