A Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) e a Startup Portugal já efetuaram os pagamentos das primeiras tranches a 88% dos beneficiários dos Vouchers para Startups – Novos Produtos Verdes e Digitais e a 82% dos beneficiários dos Vales para Incubadoras e Aceleradoras. As notificações das decisões das candidaturas aos segundos avisos já estão a ser disponibilizadas.
O IAPMEI e a Startup Portugal confirmam que 88% dos beneficiários dos Vouchers para Startups, que se candidataram no âmbito do financiamento para “Novos Produtos Verdes e Digitais”, já receberam os primeiros adiantamentos, com 44% também a receberem também a segunda tranche. Este apoio, referente ao Aviso n.º 10, de 2022, recebeu um total de 1502 candidaturas, das quais 739 foram aprovadas, resultando num volume de incentivo de 21.780.000 euros.
Já no que se refere ao Aviso n.º 11 de 2022 relativo aos Vales para Incubadoras e Aceleradoras, foram aprovadas 64 candidaturas, correspondendo a um incentivo de cerca de 9.123.000 euros. Até ao momento, 82% destes projetos também já receberam a primeira tranche. Os restantes projetos que ainda aguardam o primeiro adiantamento estão a finalizar a validação e submissão da documentação necessária para a assinatura do Termo de Aceitação.
As decisões sobre os segundos avisos dos Vouchers para Startups – Novos Produtos Verdes e Digitais (Aviso n.º 16, de 2023) e dos Vales para Incubadoras e Aceleradoras (Aviso n.º 17,de 2023) estão em fase de comunicação aos candidatos.
Os Vouchers para Startups e os Vales para Incubadoras e Aceleradoras são projetos cofinanciados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da União Europeia, reforçando o compromisso com a inovação e a sustentabilidade no ecossistema empresarial português.