SEO quer dizer Otimização para Motores de Busca. O primeiro passo para qualquer empresa que quer melhorar a sua presença online é entender como as pesquisas funcionam. A pergunta real é: como os mecanismos funcionam e como posso utilizar isso como estratégia SEO para a minha empresa?
Para enteder isso precisamos de perceber como o tráfego surge na internet:
- Direct – 43,38%;
- Email – 0,36%;
- Refering Link – 21,13%;
- Search – 27,79%;
- Social – 5,81% e
- Anúncios – 1,53%.
Porque o tráfego é tão importante?
Basicamente, quando você procura por algo na Internet você está dizendo, “eu preciso disso agora mesmo” (seja uma resposta, um produto, etc.).
- 18% das buscas que aparecem no Google estão ligadas a anúncios pagos e AdWords;
- 82% das buscas que aparecem no Google estão ligadas a fluxo orgânico.
Esse cenário mostra uma oportunidade sem limites. 99% das empresas estão focadas em gastar o seu orçamento em anúncios pagos, enquanto apenas 1% das empresas estão focando em ferramentas de SEO (Otimização de Busca).
Buscas e Resultados em Páginas do Google
Entre o primeiro e o quinto resultado do Google tem-se mais de 40% das buscas. Isso quer dizer que, quanto mais baixa for a sua posição no ranking, menor é o retorno que você vai ter de visualizações e, por consequência, clicks nos anúncios. Dessa forma, estar entre os primeiros colocados pode alavancar significativamente o negócio.
Dessa forma, aperfeiçoar o SEO significa aperfeiçoar o nosso ranking em pesquisas e assim gerar maior fluxo orgânico para o site. Empresas que não realizam essa otimização perdem uma grande oportunidade de ter um aumento de mais de 5 vezes, em alguns casos, do número de clientes entrando no site e realizando uma conversão.
Dessa forma, é importante utilizar o SEO para converter e consequentemente para obter o resultado que deseja.
O que é Estratégia SEO?
A estratégia SEO é diferente do que pensamos como táticas.
Táticas podem ser coisas como:
- Palavras-chaves (keywords) – Descobrir os melhores termos para o seu público;
- Links – Quais links você deve utilizar;
- Rankings – Obter rankings mais altos nos mecanismos de pesquisa.
Todos esses acima podem ser classificados como táticas. Já Estratégia responde à pergunta: “Como é possível trazer tráfego orgânico (quanto mais específico melhor) para o seu negócio, de forma que você possa atingir os objetivos estratégicos da sua empresa”. Isso é estratégia SEO.
(Aqui partimos do principio que você já fez o planeamento estratégico e sabe exatamente quais são as metas para o seu negócio no próximo trimestre, semestre, ano, etc.).
Exemplo – Empresa A:
Vamos dizer que a Empresa A tenha as seguintes metas para o trimestre:
- Deixar os distribuidores mais orientados sobre o produto;
- Contratação de Engenheiros;
- Aumentar as vendas em 25%.
O que precisamos de esclarecer é como realizar um planeamento eficiente de SEO para atingir esses objetivos específicos da empresa. Conseguimos assim responder à pergunta: “quais os conteúdos específicos que, se direcionados aos seus clientes, revendedores, distribuidores, aumentarão a eficiência alinhada com o planeamento estratégico da empresa”.
Priorização de Investimentos
Agora que conhecemos as estratégias, precisamos priorizar os investimentos. Para isso, temos que realizar um cálculo simples para entender a viabilidade do SEO. Os principais fatores são:
Valor Esperado + Custo Esperado + Opções de investimentos Alternativos + Nível de importância para o negócio no momento.
Cada uma destas variáveis irá ditar o andamento do negócio e da estratégia do SEO.
Considere as necessidades da sua audiência
Aqui um ponto importante é que sempre devemos levar em conta os nossos clientes. Esse é um quesito chave que todo o empreendedor deve ter em mente. O que a minha audiência está a procurar atualmente e que não consegue preencher. Ou não estão bem expostos.
Nessa etapa é necessário realizar pesquisas de mercado. A pergunta que queremos responder não é “como eu faço algo tão bom quanto o que já existe?”, mas sim, “como fazemos algo 10 vezes melhor do que já exista no mercado?”
Essa é a barra, e a barra é tão alta porque é altamente competitivo classificar os termos em primeiro. Há tantas pessoas investindo em conteúdo e em SEO que é difícil destacar-se da multidão.
Como usar Analytics para medir o SEO
Há poucas métricas importantes para a saúde do SEO. E conseguimos todas elas a partir de softwares analíticos.
Métricas de Importância para um bom SEO:
- Trafego por cada mecanismo de busca;
- Quantidade de visitantes por página do seu site historicamente – Esta métrica é importante para entender a eficiência de cada página e como está evoluindo para alcançar o seu objetivo e metas definidos;
- Ranking de pesquisa – Em que lugar do ranking de pesquisas o seu site está.
Identifique oportunidades e Riscos
Oportunidades são as coisas que você pode modificar para avançar nas métricas de objetivo – Exemplos: Palavras-chave que estão aumentando o tráfego; seções do site que estão a ser mais visitadas.
Já os riscos são coisas que podem acontecer de acordo com o histórico e as projeções e para as quais deve estar preparado – Exemplos: Páginas que recebem visitas de motores de busca mas cujo trafego é mau; páginas que estão sendo responsáveis por uma grande percentagem do tráfego.
Softwares de Mercado
Google Analytics, Pixels, Moz, etc.
Conclusão
Para qualquer empreendedor, as estratégias de SEO são muito importantes, como deve ter notado nesse artigo. Investir nessas estratégias é investir no crescimento do negócio, no posicionamento da sua marca e na geração de mais clientes e mais engajamento.
Além destas, existem muitas outras estratégias, como fatores de rankeamento, segmentação de clientes, etc., que em conjunto tem um potencial decisivo para o sucesso de qualquer empresa.
Excelente Artigo! A visão como SEO pode ser um grande impulsionador de um negócio online.
Ótimo artigo Felipe Munaro. Algumas previsões de como a AI afetará o SEO?
Obrigado pelo conteúdo.