A startup polaca Cellis conquistou o Innovation Radar Prize 2024, em Lisboa, com a sua plataforma MDC, uma imunoterapia inovadora que reprograma o microambiente tumoral, superando a resistência a medicamentos em vários tipos de cancro agressivo. O prémio, coorganizado pela Comissão Europeia, Dealflow.eu e The Europas, destacou a inovação da Cellis, escolhida entre um conjunto de startups europeias de elevado potencial.
Outras distinções foram atribuídas nas categorias de Sustentabilidade, com o prémio entregue à AEinnova (Espanha); Saúde, atribuído à Gelatex (Estónia); e Próxima Geração, entregue à Qilimanjaro (Espanha). O evento, que precedeu a Web Summit, reuniu em Lisboa uma vasta rede de investidores e decisores políticos, com mais de 200 participantes entre empreendedores e investidores de várias nacionalidades.
Entre as startups destacadas, esteve ainda a portuguesa Cascatachuva, que apresentou uma solução para gerar energia a partir da absorção de humidade, captando o interesse dos investidores presentes. Thijs Povel, Managing Partner da Dealflow.eu, realçou o impacto do Innovation Radar Prize ao reunir startups inovadoras e reforçar o apoio europeu ao desenvolvimento de tecnologias disruptivas.