A Randstad Portugal divulgou o Estudo de Tendências Salariais 2024, destacando as principais faixas salariais em seis setores de atividade e as funções mais procuradas no mercado de trabalho português. A “oferta de salários pouco competitivos” continua a ser um dos maiores obstáculos na atração de talento, sendo apontada por 62% das empresas.
As funções de engenharia e indústria são as que apresentam os maiores salários médios, enquanto o setor da banca e seguros viu um aumento de 4% no número de postos de trabalho, com um salário médio entre 27.000€ e 35.000€ anuais. No setor das finanças e recursos humanos, há uma procura crescente por profissionais de contabilidade e auditoria, enquanto o marketing e vendas estão a focar-se em vendas e serviço ao cliente.
O estudo apresenta as principais tendências nos diferentes segmentos do mercado, e tem como objetivo facilitar a tomada de decisão em termos de remuneração. No entanto, as empresas admitem que enfrentam desafios na atração de talentos. Isto realça a necessidade urgente de as empresas ajustarem a sua oferta salarial para se manterem competitivas no mercado.
“Sabemos que o salário e benefícios é o critério mais importante na escolha de um empregador. Conhecer quais são as principais tendências salariais dos vários setores de atividade permite às empresas ter acesso a insights muito importantes para ajudar a construir a sua estratégia de atração de talento”, afirma Isabel Roseiro, Diretora de Marketing da Randstad Portugal. “Este tem ainda um impacto significativo na empregabilidade e competitividade nacional”, conclui.
É esperado que 23% da força de trabalho atual passe por mudanças significativas nos próximos cinco anos, especialmente em funções tecnológicas e ligadas à sustentabilidade, com a inteligência artificial a liderar as novas oportunidades.