Bom Dia Sr. Empreendedor, como vai? Excelente e a melhorar, suponho, parafraseando um amigo e conhecido meu.
Quantas vezes já se deparou na sua arte de empreender com obstáculos, problemas, dificuldades, para levar os seus projetos avante?
Alguns, muitos? Bastantes até? É natural. E ainda bem que isso se verifica pois significa que está no caminho certo. Se o caminho fosse fácil era de desconfiar, diga lá…
Pois bem: hoje trago-lhe algo que vai contribuir para que encare todos esses aspetos menos bons de uma forma mais descontraída… E olhe: sem querer, já revelei o primeiro desse segredo…
A Descontração.
Exatamente: a descontração é fundamental para ver melhor qual o caminho a seguir na hora de empreender uma ideia, um negócio ou um início de projeto.
Descontrair relaxa, afirma a mente com novas ideias e coloca-nos a pensar.
Muitas vezes, a solução que procuramos está mesmo à frente da nossa vista e não damos por isso…
O segundo D que lhe quero revelar é o D de Desenrascar, mas não no sentido básico que conhecemos. Desenrascar no sentido de perante uma ideia que corre menos bem, ter imediatamente outra que até vai ser melhor do que a inicial.
É o chamado “rabisco cerebral ou rascunho inteligente”. Neste patamar, vai perceber que o traçado original será adornado com outra ideia que vai melhorar o que estava desenhado inicialmente e acrescentar valor ao projeto principal.
Por último mas não menos importante, o D de Desenvolver.
Este é também designado o “D mágico” pois é graças a ele que tudo acontece. Descontrair e Desenrascar já é bom, mas sem Desenvolver, não vai a lado nenhum.
Desenvolver é talvez o mais importante dos três D’s aqui enunciados pois é ele que vai transformar o que estava numa folha de papel em algo real, mensurável e útil.
Ao desenvolver, depois de descontrair, e se pelo meio se for desenrascando, não só está a aplicar a prática do desenvolvimento, como vai estar a trabalhar a sua mente na direção desejada. E quando se chega ao resultado final, entra na fase do nirvana de comemoração.
Trabalhe estes três D’s e verá que as coisas sairão com mais fluidez, criatividade e acima de tudo mais simples.