O Trojan Horse was a Unicorn assume-se como o maior evento do mundo nos efeitos especiais e 3D em cinema e jogos digitais. Este ano o evento irá decorrer entre 19 e 24 de Setembro e promete mudanças relativamente às sessões anteriores que irão transformar Tróia na Hollywood portuguesa.
‘Todos os que têm acompanhado o Trojan Horse Was a Unicorn ao longo dos anos, sabem bem a que nos referimos quando usamos as palavras ‘magia’ e ‘tribo”, adianta a organização na página do Facebook. ‘Lutámos durante três anos para receber o reconhecimento de Portugal e estamos muito felizes por anunciar que, em 2016, o Governo português e a cidade de Setúbal vão acolher e dar as boas-vindas à ‘tribo’ do THU’.
O THU nasceu em Tróia, no distrito de Setúbal, em 2013. A península de Tróia abriga um empreendimento turístico que ‘ofereceu as condições perfeitas para a magia do THU começar’ justificam os organizadores do evento na página do Facebook. Mas não deixam de sublinhar que o interesse das autoridades portuguesas só recentemente se manifestou: ‘Durante vários anos, a THU sofreu com a falta de apreço e respeito de Portugal, obrigando-nos a procurar outro lugar para sede da edição de 2016 da THU. No entanto, estamos muito satisfeitos em anunciar que, após 6 meses de negociações com nove países da Europa, podemos organizar mais uma vez o THU em Tróia, Portugal.
Segundo a organização haviam nove países europeus interessados no Trojan Horse was a Unicorn, ‘foi reconfortante para receber tanto apoio de todos e de cada um deles’ sublinham, mas não referem na página do Facebook quais foram os países envolvidos na negociação.