Apesar do aumento de faturação em setores como restauração, hotelaria e perfumaria, o relatório REDUNIQ Insights da UNICRE revela uma diminuição de 11% na faturação geral e uma redução de 10% nas transações entre 1 de junho e 1 de setembro de 2024, face ao mesmo período do ano anterior.
Segundo a pesquisa feita pela entidade gestora de soluções de pagamento em Portugal, a faturação estrangeira caiu 3%, enquanto a nacional registou uma queda acentuada de 14%. Contudo, o turismo continua a desempenhar um papel crucial na economia portuguesa, com França, Irlanda, Reino Unido, Estados Unidos e Espanha a liderarem o impacto na faturação estrangeira.
Os setores mais afetados incluem o retalho de hipermercados e supermercados (-28%), eletrodomésticos e tecnologia (-25%) e moda (-8%). Em contraste, setores como a restauração (+5%), hotelaria e turismo (+3%) e perfumarias (+3%) registaram ligeiros aumentos, impulsionados pela atividade turística. As datas com maior faturação foram 3 e 23 de agosto, que registaram aumentos de 6% e 13%, respetivamente, face ao ano anterior.