Sustentabilidade é um tema em construção. Há muito para aprender sobre ele. Mas já sabemos que tem a ver com actos do nosso quotidiano. Desde estilos de vida e consumo de cada um de nós, até à forma como lidamos com o lixo que produzimos ou a forma como comemos. Tem a ver com a maneira como usamos os recursos e as energias disponíveis. Tem tudo a ver com a atitude individual em cada momento de nossas vidas.
Com o DIA VERDE procuramos reflectir sobre a importância da responsabilidade individual para um mundo melhor. Todos, de facto, poderemos mudar o mundo. Todos temos de fazer a nossa parte. O DIA VERDE tem como objectivo provar que poderemos mudar o mundo sem estar no poder, com aquela lógica poderosa de que um pequeno gesto, multiplicado por muitas pessoas, dá origem a uma grande transformação.
Também por isto o DIA VERDE tem tudo a ver com empreendedorismo. Com iniciativa. Com vontade de fazer diferente. É um evento sexy, divertido, visualmente muito apelativo e de entrada livre. Num ambiente descontraído, organizamos uma grande eco-festa para a partilha de hábitos sustentáveis e receitas de bem-estar.nAs temáticas são direcionadas a todas as gerações através da realização de vários workshops, mercados de produtos biológicos, de 2ª mão e de trocas, actividades de bem-estar, música, workshops ambientais e de alimentação saudável, hora do conto para os mais novos – e muito, muito mais!
Dia 20 de setembro, das 14h às 20h, os jardins do Museu da Electricidade, em Lisboa, acolhem mais uma edição deste evento sustentável, que tem como mote a mobilidade verde.
Integrado na Semana Europeia da Mobilidade, o DIA VERDE convida os visitantes a deslocaram-se de transportes públicos, em especial o comboio: graças a uma parceria com a CP, mediante indicação de que se deslocam para o evento, podem viajar nos comboios urbanos de Lisboa à tarifa especial de 2EUR, ida e volta, durante o dia 20. As duas rodas também estarão em destaque neste encontro, através de workshops que ajudam os pais a ensinarem os filhos a andar de bicicleta.
Este mote estende-se a todo o evento: todos os workshops promovem o bem-estar, o equilíbrio, o respeito pelo outro e pelo planeta. Do yoga do riso ao chi kung, do feng-shui às aulas de alimentação saudável, passando pelo teatrinho para os mais novos, todas as actividades fomentam estilos de vida mais equilibrados e salutares.
Tal como nas edições anteriores, há actividades para todas as gerações e animação ao longo de toda tarde, com passeios pelo rio Tejo, aulas de zumba, hora do conto para os mais novos, mercado criativo e mercado bio, entre outras.
Todas as actividades são gratuitas, mas algumas têm número limite de participantes; inscrições através do site www.verdemovimento.com.
Poderá saber mais informações sobre o Dia verde na página de Facebook do Verde Movimento: www.facebook.com/verdemovimento.