A ronda de financiamento internacional foi liderada pela Point72 Ventures com a participação da e.ventures, Greycroft, Indico Capital Partners e investidores atuais, numa altura em que a startup portuguesa atingiu o marco histórico de 1 milhão de mensagens de apoio ao cliente por mês.
A Unbabel, startup portuguesa que alia a Inteligência Artificial de última geração com a pós-edição humana à tradução automática, fechou com sucesso uma ronda de financiamento Série C no montante de 60 milhões de dólares, liderada pela Point72 Ventures, juntamente com a e.ventures, Greycroft e com a Indico Capital Partners, elevando para 91 milhões de dólares o investimento total captado.
A ronda contou ainda com a participação dos atuais investidores da Unbabel, como a Scale Venture Partners, Notion Capital, M12 (o fundo de venture capital da Microsoft), Samsung NEXT, Caixa Capital, Faber Ventures, FundersClub e Structure Capital.
O anúncio surge no melhor trimestre de sempre registado pela empresa, quer em termos de crescimento de receitas quer nos avanços da tecnologia de tradução automática.
Este investimento – que é cerca de três vezes superior aos 23 milhões de dólares captados na ronda de financiamento feita em 2018 – pretende responder ao negócio em forte expansão da Inteligência Artificial Aumentada, um segmento que a Gartner prevê que crie 2,9 biliões de dólares em valor de negócios até 2021.
A Unbabel combina Inteligência Artificial de última geração com uma comunidade global de tradutores que permite às empresas oferecer um serviço de apoio ao cliente multilingue, onde quer que estejam ou independentemente da sua língua nativa.
Grandes marcas como a Microsoft, Booking.com, Facebook e easyJet integraram a Unbabel nos seus programas de comunicação e apoio ao cliente e registaram uma redução de até 76% dos custos operacionais e um aumento do CSAT (Customer Satisfaction).
O co-fundador e CEO da Unbabel, Vasco Pedro, afirma que o capital adicional captado será usado para acelerar a expansão mundial e expandir as capacidades de Inteligência Artificial da empresa.
Como líder do sector na alavancagem de Inteligência Artificial para o processamento de idiomas, a Unbabel vai continuar a melhorar as suas tecnologias premiadas de Estimativa de Qualidade e Pós-Edição, bem como desenvolver o seu novo laboratório de pesquisa em Pittsburgh, nos Estados Unidos, expandindo a sua equipa de Inteligência Artificial de classe mundial.
“Estamos atualmente a traduzir mais de 1 milhão de mensagens de apoio ao cliente por mês. Este valor é cinco vezes superior ao volume que registámos em 2018, o que demonstra a procura mundial por um serviço ao cliente multilingue ágil”, salienta Vasco Pedro. “Neste momento temos a oportunidade de desenvolver a próxima geração da plataforma de ‘Translation-as-a-Service’ que impulsionará as comunicações das empresas no futuro e, consequentemente, tornar-se no layer da tradução mundial”.
“Fomos inspirados pela visão da Unbabel de fornecer traduções de nível empresarial apenas com o clique de um botão e impressionados com a tecnologia de tradução com interação humana que criaram”, afirma Sri Chandrasekar, partner na Point72 Ventures. “Acreditamos que a Unbabel está destinada a transformar a indústria da tradução, e estamos incrivelmente entusiasmados por sermos parceiros nesta caminhada”.
Vasco Pedro conclui: “Temos o prazer de contar com o apoio da Point72 Ventures, da e.ventures, da Greycroft e da Indico Capital Partners que compreendem o poder disruptivo da tradução realmente perfeita. Pela primeira vez, os clientes da Unbabel podem encarar a linguagem como um facilitador de negócios, e não como uma barreira, e escalar as suas operações de acordo com as suas prioridades estratégicas”.
Com o compromisso desta visão de construir um entendimento universal, a Unbabel está a expandir rapidamente a sua presença nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia.