Unicorn Factory Lisboa anuncia parceria no Médio Oriente

Parceria estratégica visa acelerar o crescimento de scaleups e promover negócios transfronteiriços em setores como gaming, Web3 e IA.

na foto: Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa e Belal Jassoma, Diretor de Ecossistemas do DMCC.

A Unicorn Factory Lisboa e o Dubai Multi Commodities Centre (DMCC) anunciaram uma parceria estratégica com o objetivo de impulsionar o crescimento de empresas tecnológicas em fase de expansão (scaleups) e facilitar a sua entrada nos mercados da Europa e do Médio Oriente. A colaboração será lançada oficialmente ainda este mês e aproveitará eventos internacionais como a Web Summit Lisboa e a GITEX para promover ligações de negócio e partilha de conhecimento.

A iniciativa permitirá às empresas aceder a redes de mentoria, plataformas de colaboração, espaços de coworking partilhados e webinars temáticos com investidores e parceiros estratégicos, reforçando a integração entre os ecossistemas de inovação de Lisboa e do Dubai. Ambas as entidades mantêm hubs verticais focados em áreas como gaming, Web3 e inteligência artificial.

“Este acordo representa um marco para o ecossistema nacional, criando uma ponte estratégica com uma das regiões mais dinâmicas no investimento em inovação e tecnologia”, afirmou Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa. Já Belal Jassoma, Diretor de Ecossistemas do DMCC, sublinhou que esta colaboração irá acelerar o crescimento de negócios transfronteiriços, aproveitando infraestruturas de classe mundial e redes globais de inovação.

O DMCC, fundado em 2002, representa 15% do investimento direto estrangeiro no Dubai e acolhe mais de 25.000 empresas, num ecossistema empresarial altamente integrado que combina tecnologia, comércio e finanças. Por seu lado, a Unicorn Factory Lisboa apoiou em 2024 mais de 200 startups em feiras internacionais e estabeleceu 26 colaborações com entidades de 50 países.

A nova parceria reforça o posicionamento de Lisboa como plataforma de internacionalização para empresas tecnológicas e cria condições para que scaleups nacionais e internacionais acelerem a sua expansão num contexto global competitivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

3 × 1 =