A Unicorn Factory Lisboa inaugurou o greenhub, um novo centro dedicado à inovação em sustentabilidade e mobilidade, que promete fortalecer o ecossistema empreendedor de Lisboa. Situado em Entrecampos, no edifício da Critical Software, o greenhub ocupa cerca de 600 metros quadrados e visa atrair talento, conhecimento e investimento, com um foco estratégico no desenvolvimento de tecnologias verdes.
Este é o terceiro hub lançado pela Unicorn Factory Lisboa em apenas dois anos, após o sucesso do gaminghub e do web3hub, que já acolhem 98 empresas e mais de 400 profissionais. No evento de inauguração, Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, destacou a visão ambiciosa da cidade: “Lisboa tem uma estratégia para a economia que é verdadeiramente ambiciosa e os resultados estão à vista. A inovação está a criar melhor emprego, a mudar vidas e a transformar a cidade.” Em dois anos, a Unicorn Factory ajudou a criar 15 mil vagas de emprego e contribuiu para a atração de 70 centros tecnológicos e a abertura de escritórios de 13 unicórnios.
O greenhub, que arrancou com 16 empresas inovadoras e 110 colaboradores, conta ainda com um espaço de coworking, salas privadas e áreas para eventos e networking, possibilitando a startups associarem-se remotamente e acederem a mentores e especialistas. Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory, acredita que este projeto será essencial para o desenvolvimento de tecnologias verdes em Lisboa, sublinhando que “Portugal e Lisboa podem ter um papel-chave no desenvolvimento de inovação em áreas que impactem a vida das pessoas”.
Os parceiros da iniciativa partilham a visão de um futuro sustentável. Para João Carreira, CEO da Critical Software, a parceria “fortalece o encontro de ideias e projetos que podem fazer a diferença na construção de um futuro mais sustentável”. Luís Castanheira, CEO da Mota-Engil Renewing, vê o greenhub como “um espaço dedicado à cleantech e mobilidade sustentável” que reforça o compromisso da empresa com a transição energética. Ana Almeida Simões, do Grupo Brisa, reforça que “a construção de uma mobilidade sustentável é parte do propósito do Grupo Brisa e depende de uma inovação colaborativa entre setores”.
O greenhub reafirma a estratégia de Lisboa para criar distritos de inovação em setores de forte crescimento, como as greentechs, consolidando a posição da cidade como uma referência europeia na promoção da sustentabilidade e inovação.