A Unicorn Factory Lisboa anunciou o lançamento do Future Innovators Program, voltado para jovens estudantes das universidades portuguesas interessados em empreendedorismo. Com mais de 500 inscritos, o programa visa desenvolver competências empreendedoras e de inovação entre os participantes.
Dividido em três fases – uma academia digital, Hackathons regionais e um programa de pré-aceleração – o Future Innovators Program oferece oportunidades de aprendizagem e colaboração para os participantes.
“O objetivo do Future Innovators Program é o de desenvolver competências críticas e um espírito inovador e empreendedor junto dos jovens, através de experiências práticas com base em problemas e desafios reais”, explica Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa.
Na primeira fase, os estudantes têm acesso a uma plataforma e-learning com vídeos práticos de formação e a oportunidade de trabalhar em desafios propostos pelos parceiros do programa.
As etapas seguintes incluem Hackathons em Lisboa e no Porto, complementadas por um programa de pré-aceleração em setembro. Os vencedores terão acesso a prémios monetários, formação adicional e oportunidades de apresentar os seus projetos a investidores potenciais.
“Os jovens trazem consigo um grande poder de mudança e são a força motora para soluções disruptivas do futuro”, salienta Gil Azevedo. “Queremos apostar no seu desenvolvimento para que no futuro possam ser líderes inovadores nas suas carreiras profissionais, e também que olhem para o empreendedorismo como uma saída profissional promissora em Portugal”.
Para Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, a principal entidade promotora do programa, “O Future Innovators é um programa que enche de orgulho, pois representa uma aproximação aos mais jovens, promovendo uma cultura de empreendedorismo e dando a cada um novas ferramentas para desenhar o seu próprio futuro”.
O programa, apoiado pelo PRR no âmbito da medida de Vales Incubadoras, conta ainda com as parcerias da José de Mello e a Sonae como Global Partners, a Claranet como Academia Partner e o .PT como Hackathon Partner.