A gestão de uma associação sem fins lucrativos exige estratégias semelhantes às aplicadas no mundo empresarial, principalmente na procura constante por financiamento e gestão eficiente de recursos. Vasco Fernandes, gestor e cofundador da associação Omnis Factum, falou ao Empreendedor sobre os desafios e as soluções adotadas para assegurar a sustentabilidade e crescimento desta organização com forte impacto social.
Criada há 15 anos, no Montijo, por um grupo de jovens comprometidos com a mudança social, a Omnis Factum dedica-se a temas como interculturalidade, direitos humanos, empreendedorismo e sustentabilidade. Para Vasco Fernandes, que acumula experiência enquanto professor de TIC e gestor de projetos Erasmus+, o segredo da longevidade e sucesso reside numa abordagem profissionalizada.
“A decisão estratégica tomada em 2021 de recorrer a estágios profissionais do IEFP permitiu-nos reforçar a nossa capacidade operacional e presença comunitária. Apesar dos desafios financeiros iniciais, os resultados confirmam que essa foi uma aposta essencial para o crescimento sustentável da Omnis Factum”, afirma Fernandes.
“Paciência, persistência e companheirismo são essenciais para o sucesso social”
Vasco Fernandes
O gestor destaca também a importância vital dos programas europeus Erasmus+ e Corpo Europeu de Solidariedade. Estes permitem à associação gerar um impacto significativo nas comunidades locais, promovendo a interculturalidade e o envolvimento social dos jovens. Vasco sublinha que “sem estes programas dificilmente conseguiríamos desenvolver os nossos projetos com o impacto atual. Eles proporcionam não só financiamento, mas também oportunidades de diálogo cultural e crescimento pessoal para jovens portugueses e estrangeiros.”
Para jovens interessados em criar ou gerir uma associação com impacto social, Vasco Fernandes recomenda paciência, persistência e espírito de equipa. Sugere ainda a criação de parcerias estratégicas com instituições consolidadas, como aconteceu com a Omnis Factum através da colaboração com a Banda Democrática 2 de Janeiro, que garantiu instalações adequadas para o desenvolvimento das suas atividades.
O exemplo de Vasco Fernandes na Omnis Factum demonstra como uma gestão profissionalizada pode ser decisiva no sucesso de organizações sociais, realçando o valor estratégico de uma liderança comprometida e colaborativa.