Venturi Conquista Contrato da NASA para Desenvolvimento de Veículo Lunar

Veículo lunar de Venturi Astrolab
Foto de website de Venturi Astrolab

A Venturi Astrolab, parceira estratégica do Grupo Venturi com sede no Mónaco, assegurou um contrato da NASA para apoiar o desenvolvimento de um veículo lunar para a campanha Artemis. Este feito coloca em destaque a capacidade técnica e inovadora da Venturi no setor espacial.

O contrato, no valor de até 1.9 mil milhões de dólares, foi concedido à Astrolab em colaboração com Axiom Space e Odyssey Space Research. As três equipas premiadas, vão receber ordens de trabalho para os próximos 13 anos, totalizando um potencial de 4.6 mil milhões ao longo das diferentes fases do programa. O projeto visa avançar o desenvolvimento do Lunar Terrain Vehicle (LTV), fundamental para as futuras missões de exploração lunar.

A contribuição da Venturi neste projeto é notável. O grupo, liderado por Gildo Pastor, está encarregado do design e fabrico das rodas e baterias do veículo lunar. As rodas hiperdeformáveis, desenvolvidas em colaboração com a Astrolab, foram apresentadas na Paris Air Show em 2023. Já as baterias serão produzidas nas instalações especialmente concebidas no coração da sede histórica da Venturi, no Mónaco.

O rover Flexível de Logística e Exploração (FLEX), concebido pela Astrolab, é equipado para transportar dois astronautas, operar uma garra robótica para apoio à exploração científica e realizar logística de carga robótica. O FLEX pode ser operado remotamente da Terra ou por astronautas equipados, superando os desafios tecnológicos representados pelas extremas temperaturas na superfície lunar.

Gildo Pastor, presidente do Grupo Venturi, expressou o orgulho da empresa em contribuir para esta missão histórica. “Após duas décadas de inovação e recordes mundiais no campo dos veículos elétricos terrestres, estamos entusiasmados por participar nesta aventura que entrará para a história quando o Homem retornar à Lua. Ver o nosso rover equipado com rodas e baterias operando lá em cima será a realização do meu maior sonho.”

Jaret Matthews, fundador e CEO da Astrolab, destacou o compromisso da equipa em fornecer à agência espacial norte americana uma ferramenta essencial para estabelecer uma presença humana sustentada na Lua.

O grupo monegasco, especializado na produção de veículos de elevadas prestações, alcança com este contrato, não apenas um avanço significativo no setor espacial, mas também destaca a posição da Venturi como líder em inovação e tecnologia tanto na Terra quanto no espaço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

ten − one =