Vítor Ferreira: “A Startup Leiria é um Hub de Inovação em Crescimento”

Startup Leiria impulsiona inovação fora dos grandes centros urbanos, contribuindo para o crescimento do ecossistema empreendedor.

Na foto: Vítor Ferreira, CEO e cofundador da Startup Leiria

Vítor Ferreira, CEO e cofundador da Startup Leiria, explica como o hub tem contribuído para o crescimento do ecossistema empreendedor na região, destacando os desafios enfrentados por startups em áreas fora de Lisboa e Porto.

A Startup Leiria, que opera há duas décadas, tornou-se um pilar do ecossistema empreendedor na região. “A nossa ação como hub tem sido fundamental, juntando a dedicação e o talento dos empreendedores locais num único local”, afirma Vítor Ferreira.

Segundo o CEO, o foco vai além do espaço físico de 3.500 m² que ocupam e gerem. “Nenhuma incubadora sobrevive se concentrar-se apenas no espaço – é o que eu chamo de ‘paradoxo das garagens’”. O verdadeiro impacto, segundo Ferreira, está na capacidade de criar um ecossistema vibrante que une instituições públicas, programas de aceleração, eventos e investidores, promovendo um ambiente propício para o crescimento de novas ideias.

Foto de Startup Leiria

Desafios fora dos grandes centros urbanos

Vítor Ferreira reconhece que fora dos grandes centros urbanos como Lisboa e Porto, o “deal flow” de projetos é menor, o que torna o ciclo de criação e desenvolvimento de startups mais reduzido. No entanto, ele destaca as vantagens – como incentivos europeus mais atrativos, um custo de vida menor e uma qualidade de vida – que atraem talentos dispostos a sair dos grandes centros. A menor presença de universidades e spin-offs também representa um desafio, mas a Startup Leiria tem conseguido superar isso com parcerias locais e programas inovadores.

“Creio que o “secret sauce” é a nossa equipa e a contínua procura pela felicidade e criação do ecossistema. Acreditamos que um hub existe para criar ligações entre ideias e pessoas, para gerar caminhos para a realização pessoal (seja um milhão de euros, mil milhões de euros ou simplesmente a satisfação pessoal de conseguir fazer algo em que se acredita). O segredo é existir para gerar felicidade!”

Na foto: Vítor Ferreira, CEO e cofundador da Startup Leiria

Leiria, um polo emergente de empreendedorismo

O reconhecimento recente de Leiria como uma das melhores cidades para acolher startups, segundo a StartupBlink, é o resultado de uma forte cultura de inovação e colaboração entre setores. “Leiria tem os três T de Richard Florida: Talento, Tolerância e Tecnologia”, explica Vítor Ferreira, referindo-se à combinação única de fatores que tornam a cidade atrativa para empreendedores. A Startup Leiria tem ajudado a consolidar este reconhecimento através de um modelo de incubação que vai além do espaço físico, oferecendo apoio personalizado e promovendo eventos que conectam empreendedores, investidores e atores-chave do ecossistema.

“Costumo dar o exemplo da Bhout, que combina desde a IA, computer vision, com sensores, couro vegan, peças de plástico, espumas, estruturas metálicas, de empresas da região, controlando o modelo de negócio e a geração de valor. Além disso, Leiria – que está a 20 minutos da praia, da serra e a 1h15 de Lisboa e do aeroporto – tem uma qualidade de vida e oferta cultural única que permite atrair talento. No fundo, Leiria tem os três T do Richard Florida (the Rise of the Creative Class) – Talento, tolerância (demonstrada pela oferta cultural) e Tecnologia”.

Foto de Startup Leiria

Equilíbrio entre teoria e prática empresarial

O CEO da Startup Leiria acredita que o equilíbrio entre ensino, investigação e prática empresarial tem sido fundamental para moldar a sua visão sobre o papel das incubadoras no desenvolvimento económico local. “A integração dessas experiências tem mostrado que as incubadoras devem ser mais do que espaços físicos; devem atuar como facilitadoras de conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento económico de forma sustentável”, afirma.

“Acredito que uma incubadora bem-sucedida é aquela que consegue combinar o melhor das práticas empresariais com uma base sólida de conhecimento e uma equipa profissional e motivada”.

Além de CEO da Startup Leiria, Vítor Ferreira é também professor e investigador, além de fundador e gestor da sua própria empresa, Plan4Sustain. “Acumular todas estas funções é algo que consome muito tempo. A ideia de foco para um empreendedor é essencial e é fácil perdê-lo quando temos tantos desafios. Penso que a minha empresa precisava um pouco mais de mim, mas tenho sócios em quem confio”, salienta Ferreira. “No fundo, o facto de estudar e experienciar todos os lados da gestão e do empreendedorismo tem fornecido uma perspetiva muito concreta de todos os desafios e necessidades de um ecossistema”.

A Startup Leiria é reconhecida pela sua capacidade de adaptação às novas tendências e pela criação de um ambiente colaborativo que incentiva a inovação e o crescimento sustentável. Com mais de 150 projetos incubados, incluindo 30 internacionais, e uma presença crescente em várias regiões, a incubadora ambiciona consolidar-se como um dos principais hubs de inovação em Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

seven − six =