Podemos pensar que é normal, que é incontornável e que de certa forma é o preço a pagar por queremos viver os nossos sonhos e ter impacto na sociedade. No entanto é possível libertar-nos do fardo do stresse e das suas consequências negativas, que afetam não só o nosso bem-estar físico e emocional, mas que também diminuem a prestação profissional.
As práticas de yoga e meditação são eficazes no alívio da ansiedade e stresse, conduzindo a um estado de paz interior e serenidade. Existem já numerosos estudos científicos que comprovam de forma quantitativa a eficácia do yoga no alívio destes problemas, para alem de acalmar a mente, aumentar a capacidade de concentração, desenvolver empatia e conexão connosco próprios e com os outros.
Vamos aqui introduzir ferramentas simples do yoga que requerem apenas alguns minutos por dia. Dividimos os exercidos em 3 áreas principais:
1) Respiraçãon2) Relaxamenton3) Meditação
Neste primeiro artigo vamos focar na respiração e sugerimos 2 exercícios respiratórios que são fáceis, e que pode fazer em qualquer lugar, em qualquer momento do dia. A respiração é o elo de ligação mais importante entre o corpo e a mente: existe um mecanismo de feedback entre a respiração e o estado emocional e a tensão muscular, por isso podemos usar a respiração para induzir um estado geral de tranquilidade e bem-estar. Ao estarmos conscientes do ritmo respiratório podemos desenvolver uma respiração que nos sustém, e isso ajuda-nos a centrar e a acalmar a mente.
1 – Respiração abdominal: quando estamos tensos temos tendência a contrair o abdómen e ter uma respiração superficial. Podemos reverter esta situação ao tomar consciência da respiração e respirar com o abdómen. Este exercício pode-se realizar sentado, deitado ou de pé, quando estamos numa situação de stresse emocional (por exemplo, antes de uma reunião de trabalho ou de uma conversa difícil).
Sempre que estiver ansioso e com stresse, tomar consciência do ritmo respiratório e iniciar a respirar com o abdómen.
2 – Ciclos de respiração: quando sentir a necessidade de criar mais espaço emocional à sua volta, quando se sente pressionado, e também quando quer convidar a criatividade e a intuição a inspirá-lo no seu trabalho. Este exercício treina a sua capacidade de respirar melhor.
Sempre que estiver ansioso, preocupado, este exercício vai permitir retomar uma perspetiva mais desapegada da situação.
Com estas práticas fáceis e rápidas, vamos criando pequenos oásis de tranquilidade ao longo do dia, e ‘a medida que integramos estes exercícios na rotina diária estabelecemos uma fundação de serenidade que nos vai permitir ser mais eficientes e ter mais qualidade de vida.
No próximo artigo vamos propor exercícios de relaxamento.