A startup Windcredible, especializada em micro turbinas eólicas para geração de energia em qualquer local, foi a grande vencedora do programa de aceleração Clean Future, promovido pelo Hub Criativo do Beato Living Lab, em Lisboa.
A Windcredible foi distinguida com o prémio global do programa e ganhou também na categoria de “Construção”, que conjuntamente com “Mobilidade” e “Retalho” constituem as três áreas de soluções tecnológicas apoiadas pelo programa especializado em inovação CleanTech.
O Demo Day, realizado na Fábrica do Pão, no Hub Criativo do Beato, foi o momento em que os vencedores foram selecionados e premiados. Um júri composto por representantes dos parceiros do programa, além da presença da comunidade empreendedora, teve a responsabilidade de avaliar os participantes.
Além da Windcredible, outras startups também se destacaram. A Hortee foi a vencedora na categoria de Retalho, reinventando a compra de alimentos locais e sustentáveis, conectando consumidores a produtores de alimentos frescos através de plataformas online, mercados locais pop-up e pontos de recolha. Já a The Carbon Games foi premiada na categoria de Mobilidade, oferecendo soluções inovadoras de carpooling e um mercado de créditos de carbono avançado.
Cada vencedor da categoria recebeu um prémio em dinheiro no valor de 5 mil euros, enquanto o vencedor global recebeu um prémio total de 10 mil euros, totalizando 20 mil euros em prémios distribuídos. Os vencedores terão a oportunidade de continuar a desenvolver os seus projetos na Startup Lisboa, com o apoio dos diversos parceiros do programa.
Filipe Fernandes, CEO da Windcredible, destacou os próximos passos da empresa, que envolvem a implementação das turbinas piloto em parceria com empresas pioneiras interessadas em utilizar essa tecnologia, além do desenvolvimento de outras componentes do produto, como aerodinâmica, eletrificação e software.
O Programa de Aceleração Clean Future faz parte do Hub Criativo do Beato Living Lab, e contou com a parceria da Deloitte como Knowledge Partner, os CTT como Strategic Partner, e os parceiros MEXT do Grupo Mota-Engil na categoria de Construção, a EMEL na categoria de Mobilidade e a GS1 Portugal na categoria de Retalho.