De 13 a 15 de novembro, Alcobaça será palco do X Congresso Nacional de Rega e Drenagem, que reunirá mais de 30 especialistas nacionais e internacionais para debater temas cruciais como as Alterações Climáticas, a Gestão Integrada da Água, a Inovação e Tecnologia e a Comunicação no setor da agricultura. Este congresso, promovido pelo COTR (Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio) com o apoio de várias instituições, representa um marco para a modernização e sustentabilidade da rega em Portugal.
Em destaque estará a apresentação da Agenda de Investigação e Inovação para o Regadio, agendada para 15 de novembro. Este documento orientador, desenvolvido pelo COTR, visa definir áreas prioritárias de investimento e investigação no setor do regadio, abordando a necessidade de um regadio mais eficiente e sustentável. A agenda está estruturada em cinco eixos: Disponibilidade e Qualidade dos Recursos Hídricos, Inovação das Infraestruturas de Rega, Sustentabilidade e Rentabilidade do Regadio, Tecnologias e Sistemas de Informação de Suporte ao Regadio e Formação e Comunicação.
A necessidade de otimizar o uso da água é evidente: atualmente, em Portugal, apenas 16% dos 3,7 milhões de hectares de superfície agrícola estão equipados para rega. Este congresso busca impulsionar práticas sustentáveis, essenciais num cenário de mudanças climáticas que podem até exigir a rega em culturas de sequeiro.
O congresso inclui apresentações de trabalhos técnicos e científicos, mesas-redondas e um fórum de comunicações. A sessão de abertura contará com a presença de Gonçalo Morais Tristão, presidente do COTR, Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, e José Manuel Gonçalves da Escola Superior Agrária de Coimbra.