YouTube, apesar da crescente concorrência do TikTok e do Instagram, continua a ser o líder indiscutível no espaço dos vídeos digitais. Com mais de 2,5 mil milhões de visualizadores globais este ano, a plataforma aproxima-se cada vez mais do Facebook, o rei das redes sociais.
De acordo com dados apresentados pela Stocklytics.com, a participação de mercado do YouTube mais do que duplicou ano após ano, atingindo 9,5% em julho. Os seus pilares de negócios, YouTube Music e YouTube Premium, também atingiram a marca de 100 milhões de utilizadores pagantes. Além disso, a participação de mercado do YouTube aumentou significativamente no último ano, superando todos os outros grandes players do mercado.
YouTube Sobe enquanto Facebook, Instagram e TikTok sofrem declínios
Sendo a segunda maior plataforma de redes sociais do mundo e o segundo website mais visitado, logo atrás do Google, o YouTube tem-se mantido como um dos maiores players no cenário das redes sociais, superando até mesmo o Facebook em tempo de uso e alcance publicitário.
Segundo o Digital 2024 April Global Statshot Report, o YouTube tem o maior alcance publicitário potencial, com 2,5 mil milhões de pessoas, 500 milhões a mais que o Facebook e aproximadamente mil milhões a mais que o Instagram ou TikTok. Além disso, os utilizadores do YouTube passaram, em média, 27 horas e 43 minutos a assistir a vídeos na plataforma, 20 minutos a mais que no ano anterior, sendo o segundo maior tempo de uso atrás do TikTok.
Apesar do aumento da concorrência no ambiente de vídeos digitais, com as plataformas de vídeos curtos TikTok e Instagram a ganharem cada vez mais terreno, o YouTube viu a sua participação de mercado subir a níveis recordes.
De acordo com dados da Statcounter, a participação de mercado do YouTube mais do que duplicou no último ano, ultrapassando todos os outros grandes players no cenário das redes sociais. Na semana passada, a participação de mercado da plataforma de partilha de vídeos estava em 9,5%, um aumento significativo de quase 6% em relação ao mesmo mês do ano passado, sublinhando a sua crescente influência no mercado.
Por outro lado, o Facebook, Instagram e TikTok viram a sua participação de mercado diminuir. Em julho, o Facebook detinha 62,1% do mercado das redes sociais, menos 3,5% em comparação ao mesmo mês do ano passado. O Instagram teve uma queda semelhante, com a sua participação de mercado a diminuir de 14,3% para 11,8% ano após ano. Os dados mostram que a participação de mercado do Twitter agora é de 7,05%, abaixo dos 8,85% de um ano atrás.
Três maiores plataformas de redes sociais agora detêm 83% do mercado
Os dados da Statcounter também revelaram que o Reddit e o Pinterest são as únicas plataformas de redes sociais, além do YouTube, cujas participações de mercado aumentaram no último ano. O Pinterest agora detém 6,6% do mercado, em comparação com 6% em julho do ano passado. O Reddit teve um aumento muito maior, passando de 0,58% para 2,12% ano após ano.
No entanto, o cenário das redes sociais ainda é dominado por apenas algumas grandes plataformas, cada uma com uma participação significativa de mercado baseada no número de utilizadores e no engajamento. De acordo com dados da Statcounter, as três maiores plataformas de redes sociais, Facebook, Instagram e YouTube, detêm mais de 83% do mercado de redes sociais em julho. Além disso, as três plataformas juntas contam com mais de 7,2 mil milhões de utilizadores, representando 87% da população mundial.