ENPT
News
Account
LoginRegister
AboutHelp
🎟
News
LoginRegisterdropdown-dividerAboutHelp

News Item 

  • All
  • News
  • Entrepreneurship
  • Economy
  • Technology
  • Companies
  • Events
  • Guides
  • Interview
Back Arrendamentos aceleram em Portugal, mas preços continuam a surpreender inquilinos

Arrendamentos aceleram em Portugal, mas preços continuam a surpreender inquilinos

Empreendedor.com
Empreendedor.com
Economy
Feb 22, 2025

Em Lisboa, inquilinos esperam rendas 275€ abaixo do real, enquanto no Porto sobrestimam preços em 99€. Mercado segue tendência de arrendamentos rápidos.

O mercado de arrendamento em Portugal continua a demonstrar um dinamismo sem precedentes, com 10% das casas disponíveis no quarto trimestre de 2024 a serem arrendadas em menos de 24 horas. Segundo dados da plataforma Idealista, esta elevada procura reflete-se, sobretudo, nos imóveis com rendas até 750 euros, onde 26% das casas desaparecem do mercado num único dia. No entanto, enquanto a velocidade dos arrendamentos se mantém elevada, os inquilinos continuam a subestimar os preços reais do mercado, conforme revela o Rent Gap Monitor da HousingAnywhere.

Funchal e Coimbra lideram rapidez dos arrendamentos

O Funchal destaca-se como a cidade com o mercado de arrendamento mais rápido, onde 43% das casas são arrendadas em menos de 24 horas. Coimbra e Aveiro seguem-se com 19%, enquanto cidades como Lisboa e Porto registam percentagens mais reduzidas, de 8% e 6%, respetivamente.

A procura por arrendamentos mais acessíveis é particularmente intensa. Em Faro, todas as casas disponíveis por menos de 750 euros/mês foram arrendadas em menos de um dia, um cenário semelhante ao do Funchal (50%) e Coimbra (43%). Já em Lisboa (40%) e Porto (38%), a pressão da procura mantém-se elevada, refletindo a escassez de oferta nesta faixa de preço.

Mesmo nos segmentos mais elevados, os arrendamentos expressos são frequentes. No intervalo entre 1.000 e 1.500 euros/mês, 33% dos imóveis no Funchal foram arrendados em menos de 24 horas, enquanto em Lisboa e Porto, essa percentagem foi de 10% e 5%, respetivamente.

Foto de Althaff 29 em Freepik

Inquilinos ajustam expectativas, mas continuam longe da realidade

Apesar da rapidez na absorção dos imóveis disponíveis, os inquilinos continuam a ajustar as suas expectativas em relação aos preços reais do mercado. Segundo o Rent Gap Monitor da HousingAnywhere, os inquilinos europeus aumentaram em 9,3% o valor máximo que estavam dispostos a pagar, um reflexo da adaptação às subidas dos preços.

No entanto, em Lisboa, a diferença entre o que os arrendatários esperavam pagar e os preços reais manteve-se significativa. Enquanto o preço médio do arrendamento na capital foi de 1.650 euros no último trimestre de 2024, os inquilinos estavam dispostos a pagar, em média, 1.375 euros, ou seja, menos 275 euros. Apesar da disparidade, esta diferença reduziu 31,3% face a 2023, indicando que os inquilinos estão mais conscientes da realidade do mercado.

No Porto, verificou-se um fenómeno inverso: os inquilinos sobrestimaram os preços do arrendamento. Enquanto o valor médio real das rendas foi de 1.100 euros, os arrendatários esperavam pagar 1.199 euros, ou seja, 99 euros a mais. Este comportamento distingue o Porto da maioria das cidades europeias, onde os inquilinos tendem a subestimar os preços.

Foto de Zara Malik 58717 em Freepik

Tensão no mercado de arrendamento mantém-se elevada

A disparidade entre valores reais e expectáveis no mercado de arrendamento continua a ser um reflexo da pressão da procura sobre a oferta disponível. Segundo Djordy Seelmann, CEO da HousingAnywhere, a diferença média entre os valores esperados e os preços reais reduziu apenas de 273 euros para 233 euros ao longo de 2024, uma evolução modesta face à dimensão do problema.

Os dados indicam que o mercado português segue a tendência europeia, onde os preços das rendas continuam a crescer de forma sustentada, ultrapassando a capacidade de adaptação dos inquilinos. Cidades como Estugarda, na Alemanha, apresentam disparidades ainda mais acentuadas, com uma diferença de 790 euros entre os preços reais e o valor que os inquilinos esperavam pagar.

A solução para equilibrar o mercado, segundo os especialistas, passa pela expansão da oferta de habitação. Sem medidas concretas para mitigar a pressão da procura, a crise habitacional continuará a impulsionar preços elevados, afastando muitos inquilinos do mercado formal e dificultando o acesso a habitação acessível.


Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
In the world of business, the people who are most successful are those who are doing what they love
Warren Buffett
American Business Investor
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contacts
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Privacy Policy
  • Cookie Policy
Powered By