A faturação dos negócios em Portugal aumentou 16,2% durante o mês de novembro, impulsionada pelo período de descontos durante o denominado 'Black Month' de 2024. Segundo o REDUNIQ Insights, relatório da rede de pagamentos em Portugal, o crescimento foi impulsionado pela aposta em promoções mais atrativas, apesar da atual conjuntura económica e a expansão do período de descontos ao longo de todo o mês.
Embora o valor médio por transação tenha descido 1%, a faturação média por cartão registou um aumento de 9,8% entre 1 de novembro e 2 de dezembro. Os dias mais marcantes deste período foram a Black Friday, o fim-de-semana que se seguiu e a Cyber Monday, com crescimentos na faturação entre 30% e 39% face ao Black Month de 2023.
Os setores com maior peso na faturação total foram Hiper e Supermercados (26%), Restauração (12%), Moda (9,9%), Gasolineiras (8%), Artigos de Casa/Decoração (7,4%) e Hotelaria e Atividades Turísticas (6,8%). O setor das Gasolineiras destacou-se com um crescimento expressivo de 66,4%, seguido de Artigos de Casa/Decoração com 18,4% e Restauração com 11,7%.
No segmento de Artigos de Casa/Decoração, as categorias com maiores crescimentos foram a venda de móveis (58,9%) e bricolage (33,3%). Em Moda, as lojas de pronto-a-vestir cresceram 5,7% e as sapatarias 3,2%. Outros setores que registaram aumentos significativos foram as ourivesarias e joalharias (29,5%), oculistas (21,9%), lojas de brinquedos (18,9%) e livrarias (14,1%).
O distrito da Guarda liderou o crescimento da faturação no Black Month, com uma subida de 30,1% face a 2023. O Porto cresceu 18,9%, Lisboa 15,3%, Açores 15,1% e Madeira 14,1%. Durante o Black Weekend e a Cyber Monday, o destaque regional foi para Vila Real, que registou um aumento de 52% na faturação. Na sexta-feira da Black Friday, Vila Real voltou a liderar, com um crescimento de 53,8%, enquanto o Porto e Lisboa registaram subidas de 28,4% e 37,6%, respetivamente.
"O Black Month é um momento crucial para o comércio, marcado por uma aposta crescente dos negócios na extensão do período de descontos e na oferta de promoções mais atrativas. Apesar da instabilidade económica, os dados confirmam um crescimento da faturação, impulsionado pela procura por oportunidades de poupança" destaca Tiago Oom, Head of Merchant Acquiring da UNICRE.
O relatório REDUNIQ Insights reforça que o Black Month é cada vez mais um dos períodos mais relevantes do calendário comercial em Portugal, refletindo a adaptação dos negócios e dos consumidores às novas dinâmicas do mercado.