• Notícias
  • Entrar
    Registar
    Sobre
    Ajuda

Notícia 

  • Todos
  • Atualidade
  • Empreendedorismo
  • Economia
  • Tecnologia
  • Empresas
  • Eventos
  • Guias
  • Entrevista
Back Compras online crescem entre os maiores de 64 anos

Compras online crescem entre os maiores de 64 anos

Empreendedor.com
Empreendedor.com
Atualidade
1 Mar 2026

Compras online entre maiores de 64 anos quase duplicam desde 2022, segundo o Barómetro E-commerce da Marktest.
Quase 68% dos portugueses já fazem compras online. O crescimento mais expressivo regista-se na população com mais de 64 anos, cuja adesão ao e-commerce quase duplicou desde 2022, segundo o Barómetro E-commerce da Marktest.

Mais de dois terços dos portugueses com 15 ou mais anos já realizam compras através de sites ou plataformas digitais. Em 2025, 67,9% da população efetuou compras online, o que corresponde a 5,8 milhões de indivíduos, mais 313 mil face ao período homólogo, de acordo com a mais recente edição do Barómetro E-commerce, produzido pela Marktest.

O dado mais expressivo do estudo é o crescimento entre os cidadãos com mais de 64 anos. A percentagem de indivíduos desta faixa etária que costuma comprar online passou de 13,4% em 2022 para 24,4% em 2025. No total, os maiores de 64 anos representam já 9,8% do universo de compradores online.

A frequência de compra também revela consolidação do hábito digital: 75,1% dos consumidores que compram online fazem-no pelo menos uma vez por mês.

Quanto aos locais de receção das encomendas, a residência continua a ser a opção dominante, escolhida por 64,5% dos compradores. Ainda assim, o modelo de ponto de levantamento (click and collect) regista crescimento face ao ano anterior, evidenciando uma diversificação das preferências logísticas.

O Barómetro E-commerce é um estudo regular lançado em 2021 pela Marktest, baseado numa amostra de 6.000 entrevistas a residentes em Portugal com 15 ou mais anos.

Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
Não comece um negócio a menos que ele seja uma obsessão e algo que você ame. Se estiver a pensar numa estratégia de saída, então não é uma obsessão
Mark Cuban
Empresário Americano
Próximos Eventos
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contactos
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Powered By