ENPT
News
Account
LoginRegister
AboutHelp
🎟
News
LoginRegisterdropdown-dividerAboutHelp

News Item 

  • All
  • News
  • Entrepreneurship
  • Economy
  • Technology
  • Companies
  • Events
  • Guides
  • Interview
Back País Basco receberá primeiro IBM Quantum System Two da Europa

País Basco receberá primeiro IBM Quantum System Two da Europa

Empreendedor.com
Empreendedor.com
News
Mar 14, 2025

: IBM e Governo Basco anunciam a instalação do IBM Quantum System Two, reforçando o País Basco como um polo de computação quântica na Europa.

O Governo Basco e a IBM anunciaram a instalação do primeiro IBM Quantum System Two da Europa no IBM-Euskadi Quantum Computational Center, localizado na Fundação Ikerbasque, em San Sebastian. O projeto, que faz parte da iniciativa BasQ, visa posicionar o País Basco como um polo de referência em computação quântica e tecnologia de ponta.

Inicialmente, estava prevista a implementação do IBM Quantum System One, mas, após uma revisão do acordo, optou-se pelo sistema mais avançado da IBM. A instalação do Quantum System Two deverá ser concluída até ao final de 2025, tornando-se um dos centros mais avançados do mundo em computação quântica.


IBM Quantum System Two: a nova fronteira da computação quântica

O IBM Quantum System Two contará com o processador IBM Quantum Heron, o mais poderoso da empresa até agora. Desenvolvido para ser escalável e para suportar múltiplos processadores no futuro, este sistema permitirá executar algoritmos à escala utilitária, superando as simulações clássicas tradicionais. Com o software Qiskit, a infraestrutura será capaz de executar circuitos quânticos avançados, realizando até 5.000 operações de portas quânticas de dois qubits durante a execução de um único circuito.

A presença desta tecnologia no País Basco irá proporcionar aos investigadores do meio académico, laboratórios de investigação e setores industriais um acesso privilegiado às mais recentes inovações em computação quântica. Além disso, a instalação está alinhada com a estratégia IKUR 2030, um plano do Governo Basco para impulsionar o desenvolvimento de tecnologias quânticas.


Impacto económico e científico da iniciativa

De acordo com Imanol Pradales, Presidente do Governo Basco, a chegada desta infraestrutura posiciona a região como uma referência global na computação quântica, criando novas oportunidades de cooperação internacional e fortalecendo o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação. O sistema será essencial para a Rede Basca de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimento avançado, formação especializada e preparação do setor público e industrial para o impacto da computação quântica.

Já Jay Gambetta, Vice-presidente da IBM Quantum, destacou que o novo sistema proporcionará à comunidade científica espanhola um acesso inédito à mais avançada tecnologia quântica da IBM. A expectativa é que os avanços obtidos no País Basco possam contribuir para atingir uma vantagem quântica nos próximos dois anos.


Formação de talento e desenvolvimento tecnológico

O IBM-Euskadi Quantum Computational Center foi criado em 2023 com o objetivo de impulsionar a adoção de tecnologias avançadas em toda a região, abrangendo não apenas o Governo Basco, mas também as Deputações Provinciais de Álava, Bizkaia e Gipuzkoa. O centro está focado em expandir colaborações científicas internacionais, conduzir investigações de excelência global e formar talento altamente qualificado em computação quântica.

Além da infraestrutura de ponta, o Governo Basco e a IBM estão a desenvolver programas de formação especializados, com o objetivo de capacitar novos especialistas e consolidar o País Basco como um dos principais centros europeus de computação quântica.


Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
Fearlessness is not the absence of fear. It"s the mastery of fear. It"s about getting up one more time than we fall down
Arianna Huffington
Co-founder The Huffington Post
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contacts
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Privacy Policy
  • Cookie Policy
Powered By