ENPT
News
Settings
LoginRegisterdropdown-dividerAboutHelp
🎟
News
LoginRegisterdropdown-dividerAboutHelp

News Item 

  • All
  • News
  • Entrepreneurship
  • Economy
  • Technology
  • Companies
  • Events
  • Guides
  • Interview
Back Taxa de esforço na habitação mantém-se acima de 70%

Taxa de esforço na habitação mantém-se acima de 70%

Empreendedor.com
Empreendedor.com
Economy
Feb 22, 2026

Taxa de esforço da habitação atinge 80% no arrendamento e 70% na compra, com Lisboa acima de 100%.
Arrendar casa absorve 80% do rendimento familiar e a compra representa 70%, segundo o idealista. Lisboa e Funchal lideram a pressão sobre os orçamentos.

A taxa de esforço da habitação em Portugal manteve-se em níveis elevados no quarto trimestre de 2025. Segundo análise do idealista, arrendar casa absorve, em média, 80% do rendimento líquido das famílias, enquanto a compra representa 70%, valores muito acima do limite recomendado de 33%.

No arrendamento, o Funchal regista a maior pressão, com uma taxa de esforço de 93%, seguido de Faro (90%) e Lisboa (84%). Também Porto (69%) e Setúbal (67%) apresentam níveis significativamente elevados, evidenciando a dificuldade de acesso à habitação nos principais centros urbanos.

Na compra de casa, Lisboa surge como o mercado mais pressionado, com uma taxa de esforço de 113%, o que significa que o custo estimado do crédito habitação ultrapassa o rendimento líquido médio disponível. Funchal (102%) e Faro (97%) completam o topo da lista, mantendo-se muito acima dos níveis considerados sustentáveis.
Em sentido inverso, cidades como Guarda (18%), Portalegre (21%), Castelo Branco (22%), Beja (26%) e Bragança (27%) apresentam as taxas de esforço mais reduzidas na compra de habitação, mantendo-se próximas ou abaixo do limiar de 33%.

De acordo com a metodologia do idealista, a taxa de esforço no arrendamento resulta da percentagem anual do rendimento líquido destinada à renda média de mercado, com base em dados do portal e do Instituto Nacional de Estatística. No caso da compra, o cálculo considera um crédito habitação com condições médias de duração e taxa de juro, ajustadas aos dados mais recentes do Banco Central Europeu.

Os números confirmam que o acesso à habitação continua a representar um dos principais constrangimentos económicos para as famílias portuguesas, particularmente nas áreas metropolitanas e regiões turísticas.

Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
Success is empty if you arrive at the finish line alone. The best reward is to get there surrounded by winners
Howard Schultz
CEO of Starbucks
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contacts
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Privacy Policy
  • Cookie Policy
Powered By